quinta-feira, 9 de abril de 2009

Medley: "Post diário" e "O número 3"



Post Diário

Olá amigos!
Desulpem-me mais uma vez a metalinguagem empregada nesse texto. Entendam isso como algo típico de alguém que começou a escrever ontem e quer aprimorar cada vez mais os post's.

Em primeiro lugar, saibam que eu desisti de fazer uma publicação por dia. Não fiquem com a impressão de que eu sou um perdedor, desses que desistem fácil. É que passado o tempo desde a publicação de ontem, eu percebi que é quase impossível escrever uma coisa nova por dia. Eu não sei se alguém consegue isso, mas olha, se consegue é por que o indivíduo é uma super cabeça pensante, um gênio, ou tem mesmo muita vocação. Como eu não sou nenhum dos três (nem tenho mais nenhum adjetivo que me desse chance de fazer um post por dia), não vou manter um texto diário. Em resumo, considerem minha "ex-vontade" de manter uma publicação por dia como mera ilusão de um igênuo blogueiro iniciante.

O texto de ontem me rendeu algumas boas críticas. Todas muito construtivas e importantes. Por isso peço pra que continuem criticando (não massacrando). Mas por enquanto creio que a mais interessante, a que mais vai contribuir pra qualidade do blog, foi a crítica de um amigo chamado Fernando. Ele disse assim: "você não falou muita coisa no texto. É melhor escrever um texto pra cada assunto." E aí eu reparei que ele expressou o que eu mesmo achei do texto mas ainda não tinha encontrado no meu inconsciente. No que foi escrito ontem há um conteúdo introdutório falando do próprio blog, o que não deve ser muito atrativo pra todos. Sei que estou cometendo o mesmo erro agora com essa metalinguagem... mas isso é uma tentativa de explicar o blog. A única coisa que eu realmente passei aos leitores foi a questão envolvendo o "Homos economicus". Foi a única coisa que de fato estabeleceu uma ligação entre mim e vocês.

Detectado o problema, o próximo passo é ter a solução. Confesso que não precisei pensar muito para descobrir que o maior erro de ontem foi a abordagem de muita coisa no mesmo texto e só um pequeno trecho de ligação entre emissor e receptor, e então é isso que deve ser mudado (só agora reparei que mais uma vez eu estava dando importância maior ao problema e não à solução. Esse parágrafo é dedicado à solução!). Vou estabelecer um assunto pra cada texto e tentar me aprofundar nele. Acredito que seja uma boa saída pra me comunicar melhor com vocês.

Os assuntos: não faço idéia de quais serão os assuntos; mas prometo pensar em coisas sérias e de importância pra um número maior de pessoas. Não quero no meu blog assuntos fúteis como minha vida pessoal, afinal eu não sou nenhum telespectador da Rede Globo pra ficar querendo comprarar minha vida a uma novela! Acho que não fez muito sentido pra vocês né??? Bem, apenas me sentiría inútil escrevendo sobre a minha vida aqui. No máximo fatos que eu vivi durante a semana (ah, provavelmente os post's serão semanais) e que possam nos conduzir à uma reflexão proveitosa ao nosso conhecimento.

O "Post Diário" termina aqui. "O número 3" não deve ser muito útil ao conhecimento de vocês, mas deve ser interessante.

O número 3

Hoje a tarde eu estava assistindo o Discovery Channel, e se não me engano o programa era "Grandes Construções". Eles estavam construindo um edifício de dois blocos no Barein, chamado World Trade Center Bahrain, o da foto. O que me chamou atenção foi que entre os dois blocos do edifício haviam 3 ligações. Em cada uma das ligações havia uma turbina eólica pra geração de energia para o próprio arranha-céu. Mas o que me fez pensar não foi a engenhosidade das turbinas, mas sim o fato de ter 3 ligações. Não entendo nada de engenharia mas me foi inevitável a pergunta: por que 3 e não 4 ou 5???

Comecei a imaginar todo tipo de desenho possível com 2 ou 3 riscos, arranjados de forma a sugerir alguma figura. Inicialmente pensei em 3 riscos pretos (pensem bem no Paint mesmo), um de cada tamanho. Um grande, um médio e um menor. Colocados lado a lado, paralelamente, independente da ordem de tamanho e ligando as pontas deles teremos uma curva! Percebam as montanhas-russas. É possível criar um pequeno trecho de montanha-russa com três colunas se forem uma maior que a outra. Eu não sei se me entendem... mas é isso, com 3 podemos formar curva, que é mais bonito que uma reta!

Outra coisa que notei foi que, o 3 dá idéia de poder. Agora imaginem 3 riscos, dois de mesmo tamanho e um maior. Arranjem os riscos de forma a deixar o maior entre os outros dois menores de mesmo tamanho. O que lhes parece? Não passa a impressão de que o risco maior comanda os outros dois? Eu não sei se alguém ja pensou nisso, mas pode ser uma sugestão aos arquitetos quando tem que projetar palácios, ou qualquer residência de alguém com poder.

Bem, é isso... não tenho muito mais a desenvolver. Que viajem não!? Mas é o tipo de coisa que passa pela minha cabeça as vezes.

Ah! Fim desse post! Não tenho mais o que escrever sobre o 3!

Pra terminar o medley, só quero mais uma vez pedir desculpas pelo excesso de metalinguagem. É apenas uma ferramenta para melhorar cada vez mais o textos. Em contrapartida a "melhorar cada vez mais os textos", eles não recebem revisão. É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário